Realizada na Escola Estadual Em Pacajá Dom José Elias Chaves no Período dos Dias 30 e 31 de Maia a Pré Flix Uma Oportunidade de Mostrar a Cultura Paraense e Incentivar a Leitura Entre Crianças e Jovens

0

Foi através de uma atividade final do projeto 114/2012 do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), no qual foi coordenado pela professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Maria Ivonete Coutinho da Silva que a FLIX teve a sua primeira edição realizada em 2017. Com o tema onde discutia a temática da literatura amazônica e do fortalecimento do ensino dessa literatura na região do Xingu. Devido ao sucesso do evento literário começou a ser realizado as pré flix, onde expandir para os outros municípios traria o fortalecimento cultural no ambiente escolar, além de ajudar o corpo discente para enfrentar a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Em Pacajá as oficinas de matemática, português e química foram abordadas de uma forma diferente para os alunos do terceiro ano do ensino médio durante os dias 29 e 30 de maio na Escola Estadual de Ensino Médio Dom José Elias Chaves que, finalizou com um coffee break para unir mais ainda o alunado e os professores.

Entre os dias 12 e 15 de junho de 2019, a cidade de Altamira sediará a II Festa Literária Internacional do Xingu-FLIX: Outras Margens. Nesta segunda edição, a FLIX se configura como uma ampla festa literária, artística e cultural, tendo como idealizadora a Universidade Federal do Pará.
Nesta segunda edição, a FLIX tem, o apoio do governo do Estado, por meio de sua Secretaria de Cultura (Secult), passando a integrar o calendário oficial de eventos culturais do Estado.

O projeto 114/2012 contou com o apoio financeiro desde a sua primeira edição que aconteceu em Altamira no ano de do evento desde sua primeira edição do (PDRSX), da Associação de Prefeitos do Consórcio Belo Monte (ACBM) e da Norte Energia, e tem parceria da Prefeitura Municipal de Altamira e de outras instituições públicas e privadas da região.

Para a realização da pré flix em Pacajá a Prefeitura Municipal deu total apoio juntamente com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade