Profissionais da Saúde de Pacajá Recebem Treinamentos para Prevenir e Combater as Doenças Endêmicas

Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria de Saúde Municipal estão juntos na prevenção e combate das doenças.

Desde o dia 17 de junho os profissionais da saúde de Pacajá que fazem parte da equipe de endemias estão recebendo capacitação em aplicação de inseticida de vetores que transmitem doenças endêmicas. As doenças endêmicas são classificadas como doenças que sofrem variações por determinados fatores sociais e ambientais.

Em Pacajá e região a Malária, Leishmaniose, Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Febre Mayaro e Doenças de Chagas são as mais comuns, portanto é preciso intensificar o combate e a prevenção dessas doenças.

A capacitação se divide em duas etapas: teoria e prática e está sendo ministrada pelos profissionais Lauro Pantoja e Antônio de Jesus Guimarães da Coordenação de UBV/DCE/DVS/SESPA. O treinamento teve início dia (17) com a primeira parte da capacitação que foi a teoria, sendo realizada no auditório da Secretaria de Educação e o encerramento acontece no dia 29 de junho do corrente ano. A prática começou hoje dia (24) na sede do município e se estenderá nos assentamentos e PAs de Pacajá.

Seis (06) Agentes de Endemias (ACE) de Pacajá estão em capacitação para melhor atender a comunidade na saúde pública do município, e 01 (um) profissional do município de Altamira.
Abel Filho Coordenador de Endemias de Pacajá fala da satisfação de ver os funcionários públicos do município recebendo treinamento e considera essencial para um bom desempenho profissional. Agradece ao Prefeito Chico Tozetti por sempre confiar na sua equipe e proporcionar troca de conhecimento, onde o aprendizado vem somar para uma boa prestação de serviço público. “O prefeito Chico Tozetti vem desempenhando um papel importante na saúde de Pacajá, onde é visível a transformação ocorrida, estamos juntos para cada dia melhorar mais e mais nosso município”.