O Trigésimo Primeiro Aniversário de Pacajá Foi Comemorado Com Várias Programações e Serviços Itinerantes

0

Prefeitura Municipal de Pacajá organizou uma linda festa para marcar esta data e mostrar aos munícipes que a cidade é forte e tem potencial para continuar desenvolvendo.

O trigésimo primeiro aniversário de Pacajá foi comemorado com várias programações e serviços itinerantes prestados a comunidade pelas secretarias municipais. As comemorações iniciaram desde o dia (01) com o torneio de futsal masculino e feminino no Ginásio Cristiano Félix de Souza e encerrou no dia 08 de maio, com a vitória do time masculino Los Amigos, onde venceu o time da Família Lima por 3X1. No mesmo dia as meninas deram um show de futsal, jogaram muito todas que participaram, independente do resultado que consagrou o time É Pacajá como campeão.

Outra atração que mobilizou o público foi a interação entre as secretarias, no qual cada uma se mobilizaram e montaram seu time e foram bater uma bolinha par declarar o amor por Pacajá realizado também no ginásio Cristiano Felix de Souza. Entre Velocros, caminhada pela saúde, apresentação de teatro, dança, show de calouros e gincana as secretarias municipais do município buscaram avivar a cultura no coração dos Pacajaenses.

O projeto Construindo a Memória de Pacajá realizado pela Secretaria de Educação que tem a frente a senhora Jaciane Souza e buscou pela primeira vez homenagear aqueles que contribuíram de alguma com a história de Pacajá, segundo a secretária mais de 40 moradores foram homenageados com um baile realizado na Maçonaria no dia (09). Alguns foram in memória. Todos os homenageados foram escolhidos através de uma enquete desenvolvida e lançada nas redes sociais. “Foram homens e mulheres que deixaram e estão deixando um legado a ser seguido de coragem e amor, seres humanos que buscaram uma forma de sobrevivência, mas principalmente deram o seu melhor para mudar a história do nosso município”. Falou Jaciane Souza.

No dia (10) a festa começou cedo com a alvorada as 6h00, em seguida tivemos a solenidade de abertura que contou com a presença de algumas autoridades do município e sociedade em geral. A comemoração se deu na Feira do Produtor Rural realizada neste dia na Rodovia Transamazônica. A Prefeitura Municipal de Pacajá e Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão dando apoio aos produtores rurais. Ricardo Adriano falou da importância de acompanhar de perto a agricultura familiar. “Nossos agricultores estão se aperfeiçoando através de cursos profissionalizantes para oferecer seus produtos com maior qualidade e melhor atendimento à população de Pacajá”. A senhora Bela Presidente da Cooperativa de Produtores Familiares Rurais de Pacajá Ltda (COOPROPAC) nos relatou que, o aprendizado é constante, são horas de muito estudo, pois oferecer produtos com qualidade e melhor atendimento, é o objetivo das agricultoras e agricultores de Pacajá, que fazem parte da Cooperativa.

Para fortalecer a agricultura do município a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico doaram mudas de banana, Acapu, Andiroba, Murici, entre outras espécies que são cultivadas no viveiro municipal de Pacajá.

A Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social levaram atendimento aos presentes; recreação infantil, corte de cabelo, oficina de artesanato. Na área da saúde os serviços foram: atendimento médico e de enfermagem, aferição de pressão arterial, Glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais e acompanhamento nutricional , extração de dente, obturação, limpeza e palestra para ter uma boa saúde bucal e a reinauguração da Unidade Básica de Saúde no Bairro São Francisco, tudo foi feito com dedicação pelos servidores públicos de Pacajá e para que juntos com a sociedade pudessem comemorar as conquistas recebidas nestes 31 anos de emancipação política do município. E para deixar ainda mais animada a comemoração a Banda Municipal de Pacajá, a Fanfarra, o grupo dos Desbravadores da Igreja Adventista de Pacajá e outras apresentações contagiaram os presentes no evento. Um bolo de 31 metros foi servido a população para comemorar as conquistas do município.

“São 31 anos, somos jovens e com um futuro promissor. Estamos fazendo a lição de casa, sou sabedor que muito ainda precisa ser feito, mas estou lutando para dar dignidades ao povo de Pacajá “. Declarou o prefeito Chico Tozetti.

As festividades continuaram durante todo o dia, atletismo, amistoso com os alunos do Programa Segundo Tempo das escolas municipais contra o time Gigante do Norte no Estádio
Beira Rio e torneio de dominó e baralho que aconteceu a noite no Ginásio Cristiano Félix de Souza.

E como já é de costume em Pacajá a segunda maior festa foi realizada no dia (11) no Centro Cultural Flor de Lis, a escolha da miss e mister 2019. Seis moças e seis rapazes se inscreveram para concorrer ao título de mais bela moça e rapaz Pacajaenses, no qual o vencedor e a vencedora representarão o município no período de um ano.

Segundo a coordenação do concurso, a Secretaria de Cultura, que tem o senhor Rômulo Fernandes a frente da pasta, tivemos aproximadamente um público de 3.000 (três mil pessoas) prestigiando o evento. A festa foi realizada com o tema anos 80.

Após a apresentação de todos participantes a mais bela moça de Pacajá escolhida para carregar o título de miss Pacajá 2019, foi a jovem Amanda Cristina, o segundo lugar ficou Michaellem Britiney e em terceiro lugar, Nathaniela Natália.

No masculino a beleza, a elegância e a desenvoltura que conquistou os jurados foi Marcelo Campos, onde foi coroado o mister Pacajá 2019. Maykon Santos foi o segundo colocado e Axel Felipe o terceiro.

A animação ficou por conta da banda Puro Desejo de Belém, onde após o concurso contagiou a todos com sua alegria e repertório para todos os gostos.

História

Através da Lei nº 5.447, de 10 de maio de 1988, o município de Pacajá, desmembrado do município de Portel, que passou, consequentemente, à categoria de cidade, com a mesma denominação. Sua instalação ocorreu no dia 1º de janeiro de 1989, com a posse da prefeita Maria Zuleide dos Santos Gonçalves, eleita no pleito de 15 de novembro de 1988.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade