Feira da Produção Familiar Rural de Pacajá acontece a cada 15 dias no município Mais de 35 produtores rurais pacajaenses produzindo alimentos de forma saudável e fortalecendo a economia local

0

Já se tornou tradição no município a Feira da Produção Familiar Rural de Pacajá, que acontece a cada 15 dias em frente ao Mercado Municipal. Para se tornar realidade a Cooperativa dos Produtores Rurais de Pacajá buscou parceria com a Prefeitura Municipal, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Eletronorte, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pacajá.

Atualmente a presidente da Cooperativa é a senhora Felisbela Maria Costa Santos (Bela), uma cidadã Pacajaense que tem sido de suma importância para o crescimento da Feira da Produção Familiar de Pacajá. Hoje a feira conta com mais de 35 agricultores cadastrados, onde produzem alimentos saudáveis e são vendidos com preços acessíveis a população. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a feira movimentou no mês de junho R$ 14.652,55 (quatorze mil, seiscentos e cinquenta e dois reais e cinquenta e cinco centavos), dinheiro esse que veio fortalecer a economia local e proporcionar aos produtores melhor qualidade de vida.

A Prefeitura Municipal de Pacajá e Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem dado todo o suporte técnico necessários aos produtores rurais

O Projeto Feira Livre é firmado entre Prefeitura de Pacajá junto com o IPAM e a COOPROPAC, e com parceria do SEBRAE, juntos prestam consultoria no qual, cursos de capacitação estão sendo ministrados para os agricultores municipais.

O projeto Feira Livre é uma extensão do projeto Negócios Familiares Sustentáveis que entrou em vigor em agosto de 2018 e continua em andamento. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Eletrobrás Eletronorte são parceiro dos agricultores rurais de Pacajá, onde através da capacitação realizada para os produtores rurais está sendo desenvolvido a responsabilidade Social e Ambienta e o fortalecimento da economia local.

Dados coletados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pacajá aponta que as mulheres não estão deixando a desejar e abraçou a Feira da Agricultura Familiar Rural de Pacajá junto com os seus companheiros e tem total respeito de todos os envolvidos no Projeto Feira Livre. “Aqui temos responsabilidade Social e Ambiental, respeito pelo consumidor e alimentos de qualidade, tudo acompanhado de perto por profissionais qualificados e preocupados com a alimentação saudável que são consumidas pelos cidadãos Pacajaenses”. Falou Sheila Dória, engenheira agrônoma de Pacajá.

Estiveram visitando a Feira no município de Pacajá para acompanhar o desenvolvimento do Projeto Maria Lucimar Diretora adjunta do IPAM , Cintia e Pierri, gerentes de projetos da Eletrobrás Eletronorte.

 

Por Ana Freitas

Foto: Jailson Pereira.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade