Abel Ferreira Filho, diretor da equipe de endemias fala das ações realizadas em 2017/2018

0

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a equipe de endemias mostra redução nos casos de malária

Um dos maiores desafios de uma administração pública é oferecer qualidade nos atendimentos, na saúde pública de Pacajá não é diferente, os desafios enfrentados é a grande demanda e pouco recursos. Mesmo com todas as dificuldades do município de Pacajá o governo fé, coragem e determinação não desanimou, e foi em busca de melhorar os serviços públicos oferecidos a comunidade.

Vamos mostrar para vocês os trabalhos desenvolvidos pela equipe de endemias do município, onde o senhor Abel Filho ocupa o cargo de diretor e tem desempenhado um trabalho juntamente com sua equipe e vem tendo resultados positivos para Pacajá.

Desde o primeiro dia de mandato do Prefeito Chico Tozetti e o vice-prefeito o senhor Chico Direta a concentração maior foi em oferecer uma saúde de qualidade aos munícipes, pois o município já enfrentava um caos na saúde pública. Bens adquiridos e a população sendo atendida. Para equipe de endemias tivemos a conquista de 02 carros e 06 motos já nos primeiros meses do ano de 2017 e não parou por aí. Em 2018 mais bens adquiridos, desta vez foram 01 carro, 05 motos, kit de informática, 01 motor para voadeira 15 HP e um motor rabeta. As dificuldades enfrentadas não foram impedimentos para que a equipe de endemias desempenhasse o controle das doenças que mais afeta a nossa região; malária, dengue entre outras.

Durante o ano de 2017 foram 750 casas borrifadas, 1.000 mosquiteiros instalados, 2.834 exames realizados. No ano de 2018 o número de casas borrifadas passou de 750 para 900, aumentando também o número de mosquiteiros instalados, foram 600 a mais do que no ano anterior e 3.116 exames realizados, totalizando em 24 meses de trabalho 1.650 mil casas borrifadas e 6.000 mil habitantes protegidos.

O município de Pacajá conta com 11 laboratórios de malária a disposição da saúde distribuídos entre a sede e os assentamentos, onde 12 motocicletas estão à disposição dos agentes de endemias para identificar e tratar as doenças. Os laboratórios funcionam de segunda a sexta-feira e se preciso for atendem a população no final de semana.

Localidades atendidas pela equipe de endemias região Ladário: assentamento do Piau; assentamento do Litro; assentamento Estrela Dalva; assentamento Bom Futuro; assentamento Sol Nascente; assentamento Flor do Brasil; assentamento Moça Bonita.

Localidades atendidas na região do Cururuí: Núcleo A; Núcleo B; Núcleo F; Núcleo G; Núcleo J; região do Garimpo e Invasão do Silvano.

Localidades atendidas na Vicinal Portel: Lisboa; Vila do Elmo; Gramanha; Pedral e Bairro JB.

Além disso, a equipe recebeu treinamento de microscopista, treinamento SIVEP malária, avaliação de malária com a coordenação de saúde do Estado e coordenação da Norte Energia, treinamento para os agentes de endemias, treinamento aos microscopistas na identificação da doença de chagas e treinamento para a equipe de digitadores parte administrativa da equipe.

Com os bens adquiridos e os treinamentos recebidos Pacajá reduziu os casos de malária em 40% em relação aos outros anos.

Mesmo em meio as dificuldades a dupla de Chicos trabalharam em prol de Pacajá. “Foram dois anos de dificuldades enfrentadas, mas conseguimos melhorar a vida dos munícipes de Pacajá. Temos mais dois anos de mandato e estaremos cuidando ainda mais do nosso povo. Toda equipe da gestão fé, coragem e determinação está preparada para dar o suporte em todas as áreas que se fizer necessário a população. Em se tratando da equipe de endemias, onde o Abel está à frente, só tenho que me orgulhar, pois conheço bem a realidade das regiões atendidas por eles e sei que não é nada fácil”. Declarou o prefeito.

O município de Pacajá contou com a parceria da Norte Energia, do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingú (PDRSX), do sistema de transmissão XINGU-RIO e do Governo do Estado, no qual estiveram presentes nestes 24 meses de gestão, contribuindo sempre com o município quando se fazia necessário.

Prefeitura de Pacajá.
Prefeito Chico Tozetti, e vice-prefeito Chico Direta.

Texto Ana Freitas
Foto Jailson Pereira

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade