1ª Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa das Escolas do Campo de Pacajá

0

A cerimônia de premiação aconteceu na Loja Maçônica local “Momento ímpar e marcante para o nosso município. Cada talento descoberto é um tesouro que precisa ser lapidado com carinho. Acredito e continuo acreditando na educação deste município, e lutarei sempre por uma educação justa e igualitária para todos”. Declarou Chico Tozetti, Prefeito de Pacajá.

A noite do dia (05) foi de muita alegria e entusiasmo para os professores e alunos da rede municipal de ensino de Pacajá. Com o tema “Escrevendo eu aprendo mais” a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa das Escolas do Campo foi sonhada e realizada com todo carinho pela equipe da Secretaria de Educação de Pacajá. Jacyane Sousa, secretária de educação do município abraçou a causa e deu asas para a imaginação dos discentes local.
Os gêneros trabalhados foram: poema, memórias literárias e crônica. Ao todo 30 pessoas foram homenageadas, sendo 15 alunos e 15 professores.

A Banda de Música Municipal e o grupo de dança ONE VIBE DANCE homenagearam todos os presentes com suas apresentações. A banda municipal foi resgatada na gestão do Prefeito Chico Tozetti e está dando oportunidade a mais de 200 jovens a aprender a tocar um instrumento musical, já o grupo de dança ONE VIBE DANCE originou-se do projeto fitness dance da Escola Estadual Dom José Elias Chaves, e está sobre a coordenação da professora Leila Nascimento.

A grande surpresa da noite foi a revelação dos vencedores ao serem anunciados, nem os alunos e nem os professores sabiam quais seriam os ganhadores, tudo foi preparado para gerar emoção e valorizar ainda mais a educação do município.

Durante todo o evento paródias e poesias foram declamadas. ‘Sonhar, acreditar e confiar’, foram palavras chaves da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa das Escolas do Campo de Pacajá. Manoel Leite, Orlando Nascimento foram prestigiar o evento e participaram recitando suas obras como forma de agradecer o convite e incentivar os novos escritores locais, que por sinal, foram muitos os talentos descobertos neste projeto.

Durante todo o processo de produção e descobrimento de talentos, as equipes receberam e protocolaram 73 poemas, 59 memórias literárias e 59 crônicas, um número expressivo de produção que veio fortalecer o projeto ‘Escrevendo eu aprendo mais.’

A semifinal foi realizada no dia 27 de novembro na escola Júlia Gonçalves Passarinho com 30 finalistas, sendo 10 textos do gênero crônica, 10 textos de memórias literárias e 10 textos de poemas. Todos os alunos selecionados produziram novamente textos na presença dos profissionais da educação.

Para homenagear todos os novos talentos deixo aqui os nomes dos alunos, do professor e da escolar premiada de acordo com a classificação por gêneros.

I OLIMPÍADA MUNICIPAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS ESCOLAS DO CAMPO.

TEMA: “Escrevendo eu aprendo mais”
LISTA DE PREMIADOS NA CERIMÔNIA DO DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2019.
PREMIADOS GÊNERO POEMA

1º DENISSON DE NAZARÉ DO NASCIMENTO, O LUGAR ONDE VIVO, WILDESAN COSTA FREITAS, AMÉRICO SOUZA.

2º KELIANE ALMEIDA DA SILVA, MEMÓRIA DE MEU LUGAR, ANTONIA ALVES DIAS PROFESSORA CICERA FONSECA.

3º SHARLLYS PRATES FRANÇA, O LUGAR ONDE VIVO, FRANCISCO PESSOA SOUZA, INFANTIL BRASILEIRA

4º MARIA JOSÉ NOVAI RIBEIRO, A HISTÓRIA DA CASTANHEIRA, GIDEON FERREIRA DE COIMBRA, ARUANÃ.

5º ARIELLY SANTOS OLIVEIRA, A REGIÃO ONDE MORO, MARIA JOSÉ AQUINO FERREIRA, PEDRO BARBOSA.

MEMÓRIA LITERÁRIA

1º RAÍZA VICTOR SENA NORONHA, MUTIRÕES SANDRA SENA NORONHA, JESUS, MARIA JOSÉ

2º VANELLY RIBEIRO ALVES, LUA DE SANGUE KÁTIA OLIVEIRA SOUZA, FUNDAÇÃO MACAÍPE.

3º ALANA DE SOUZA SILVA, A MINHA INFÂNCIA LUIZA DE FARIAS BARROSO, FERNANDO DE NORONHA.

4º ANA PAULA DA CONCEIÇÃO, MEU TEMPO DE CRIANÇA, SOCORRO DE ALFAIA VARGAS, MARIA DA PENHA.

5º LETÍCIA SANTOS DE SÁ, MEMÓRIA DO ROGÉRIO, PAULO SANTOS DO NASCIMENTO, NOVA VIDA II.

GÊNERO CRÔNICA

1º RAÍZA DA SILVA COSTA, PESCARIA, PAULO SANTOS DO NASCIMENTO, PINDORAMA II.

2º GEISE COSTA DOS SANTOS, PROMESSA, ELIANA APARECIDA BARBOSA, ARCO-ÍRIS.

3º MAILDES DOS SANTOS OLIVEIRA, O MILAGRE, DANIEL OLIVEIRA SIMÃO, SÃO SEBASTIÃO.

4º GIUVIANE GOMES ANDRADE, A HISTÓRIA DE MARIA JACINTA, MARIA APARECIDA GOMES ANDRADE, SOL NASCENTE.

5º ARIELLY SILVA GOBIRA, COM A CABEÇA EM CHAMAS, OZIEL SANTOS DE OLIVEIRA, DELFIM MOREIRA.

Além de medalhas as vencedores receberam notebook, tablet, celular e caixa de som.

Além do Prefeito Chico Tozetti e sua esposa Minéia Paes, estiveram presentes na cerimônia os vereadores Devaldo Soares, Edson Costa, Carlete Albuquerque e os escritores locais Orlando Nascimento e Manoel Leite.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade