Primeira audiência pública de saneamento básico é realizada em Pacajá

A hora que a população tem voz e vez para contribuir com o desenvolvimento local.

Realizado na Câmara Municipal de Pacajá dia 16 de abril, a 1ª audiência pública de Saneamento Básico. O intuito da reunião é fazer um diagnóstico dos problemas que Pacajá enfrenta.

Em Pacajá será realizado três audiências públicas para adequar o plano municipal de saneamento básico, com as necessidades da população. Desde que foi eleito prefeito de Pacajá, o prefeito Chico Tozetti, o vice-prefeito Chico Direta e, toda sua equipe de governo, vem buscando parcerias para fazer a diferença no município, e se tratando de saúde pública é uma preocupação constante da gestão. Segundo Chico Tozetti, essas audiências servem para estreitar os laços entre comunidade, legislativo e executivo. “Muito me alegro em ver a plenária da Câmara de vereadores lotada, isso significa que a população deseja contribuir para um Pacajá melhor”.

O senhor Jaime Scatena, engenheiro sanitarista da empresa AC. Moreno, estará à frente do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) no município e detalhou alguns pontos críticos que compromete uma saúde de qualidade aos munícipes. Em uma de suas falas, afirma que para fazermos um bom trabalho, precisa do envolvimento da população, e parabenizou os cidadãos presentes pela mobilização de todos.

Também se fez presente o promotor de justiça titular da comarca de Pacajá, o senhor Gerson Alberto de França. Ele fez uso da palavra e se colocou à disposição de todos para que o trabalho seja feito dentro das normas exigidas pelos órgãos responsáveis. “Tornar visível os problemas existentes a todos e solicitar ajuda da comunidade, é um passo importante para sanar as demandas. Participar é essencial”. Afirmou.

Foi distribuído um questionário, afim de que, a população pudesse se expressar e, colocar suas sugestões participativas, para contribuir com o diagnóstico preciso da realidade de cada bairro em relação ao Plano Municipal de Saneamento Básico.

Lembrando que o (PMSB), é um conjunto de ações desenvolvidas para ajudar na prevenção da saúde pública, medidas essas que melhora a produtividade do indivíduo. Nessas ações estão englobadas a drenagem urbana, coleta e manejo de resíduos sólidos, tratamento e abastecimento de água, coleta, tratamento de esgoto.

“A mobilização social contribui para que as ações sejam realizadas e possam ser mantidas, pois, uma cidade sem saneamento básico, traz transtornos a saúde pública”. Falou Gerson Santos, morador da Vicinal Portel.

Por: Ana Freitas

Foto: Jailson Pereira