Pacajá 30 anos: 07 dias de programações para homenagear três décadas do município

0

A  Prefeitura de Pacajá, marca os 30 anos de emancipação política com várias programações: cidade de gente guerreira e acolhedora

Para marcar os 30 anos de emancipação política de Pacajá, a prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura prepararam uma festa com modalidades esportivas, culturais e prestação de conta dos 17 meses de gestão do governo Fé, Coragem e Determinação, no qual movimentou o município.

A abertura das festividades começou no dia 06 de maio com o torneio de futebol de campo, realizado no Estádio Beira Rio, no bairro Alto Bonito, que contou com a participação de 20 times, tendo como vencedor o time do Arsenal.

Nos dias 07,08,09 e 11 de maio a festa continua com a copa de futsal masculino e feminino, realizado no ginásio Cristiano Félix de Souza com início às 18h, no qual 07 times femininos e 20 times masculinos competiram. O torneio encerrou-se no dia 11 de maio, sexta-feira, tendo como campeões o time feminino “É Pacajá” e no masculino o time Paysandu.

Continuando as programações, no dia 09 de maio, foi realizado a aula inaugural do ‘Programa Segundo Tempo’, programa esse do Governo Federal, mas que necessita do suporte municipal para que seja realidade. Segundo o secretário de Cultura Rômulo Fernandes desde 2014 o município de Pacajá havia sido contemplado com o Programa, mas, não tinha recebido o incentivo necessário para chegar até nossas crianças. “O compromisso com os nossos jovens pela parte do gestor municipal Chico Tozetti, fez tornar realidade esse programa nas escolas municipais”.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a capacitação dos profissionais que vão atuar no Programa Segundo Tempo foi realizada. A coordenadora Gardênia Coimbra, nos relatou da importância da parceria entre as secretarias de Educação e Secretaria de Cultura, pois, somente a união pode contribuir para um bem comum. “Educação e Cultura juntos podem mudar o futuro dos nossos jovens, e resgatá-los da vulnerabilidade”. Afirma à coordenadora.

Os profissionais que estarão à frente do programa são: Gardênia Coimbra, coordenadora geral, Eni Rodrigues coordenadora pedagógica, Alcino da Rocha, coordenador administrativo e os professores que estarão ministrando as atividades nas escolas selecionadas.

No dia 10 de maio, dia que Pacajá esteve em festa e comemorou 30 anos de emancipação política, começamos com a alvorada às 6h30 na Rodovia Transamazônica, com queima de fogos e o despertar da população com a fanfarra municipal. O prefeito Chico Tozetti estava presente desde o raiar do sol, onde cumprimentou os munícipes que estavam na feira municipal dos agricultores rurais do município que acontece na cidade quinzenalmente. Estiveram participando da comemoração algumas autoridades Federal e Estadual, Deputado Federal Francisco Chapadinha, Deputada Federal Elcione Barbalho, Deputado Federal Zé Geraldo, Deputado Federal Josué Bengtson,e Deputado Estadual Ozório Juvenil e outras autoridades que acompanhavam a comitiva.

O prefeito Chico Tozetti fez uma prestação de contas aos presentes dos 31 bens adquiridos e entregues a população em 17 meses de mandato.

À noite aconteceu o culto de ação de graças pelo 30º aniversário de Pacajá, onde contou com a participação do conselho municipal de pastores. A banda mensageiros no forró fez o encerramento do dia festivo ministrando louvor e adoração a Deus.

No dia 12 de maio aconteceu o tradicional desfile, onde é escolhida a mais bela mulher Pacajaense: o concurso miss Pacajá 2018, que este ano veio com uma novidade… A escolha do mister Pacajá 2018. Seis garotas e cinco rapazes disputaram o título mais cobiçado das passarelas do município. O desfile começou às 23h30 e aconteceu no Centro Cultural Flor de Lis.

O senhor Herculano Silva, diretor geral do concurso miss Pará Be Emotion, Vera Brito, produtora e secretária executiva do miss Pará e Sthefany de Luca miss Redenção 2018, foram os jurados da noite, onde escolheram Paola Progenio como a mais linda garota de Pacajá, recebendo assim, o título de miss Pacajá 2018. Quem representará Pacajá durante um ano dos cinco rapazes que concorreram ao concurso é Wilhas Alves, no qual recebeu a faixa de mister Pacajá 2018.

A animação da festa ficou por conta do Dj Jackson Boy, Karol Santos e banda e Anauana Morais e banda.

O encerramento das programações de aniversário dos 30 anos de Pacajá, ocorreu no domingo. Um dia especial, pois, comemorou o dia das mães. As 13h tivemos o Velo Cross no Parque de Exposição Antônio Fernandes da Silva. A noite ficou por conta da Igreja Católica Cristo Rei, no Centro Cultural Flor de Lis, e trouxe como tema “Eis que estou à porta e bato”. A banda Ministério Renova-me de Novo Repartimento, levou a palavra de Deus através dos louvores ministrados. O padre Sandro Geovane participou do show religioso, onde a Renovação Carismática foi a organizadora. “Somos responsáveis por orar por nossa cidade e nossas autoridades, para que possamos ter o melhor em nosso município” Declarou o Padre Sandro Geovane.

Chico Tozetti falou aos presentes que estava feliz com tudo que conquistou para Pacajá. “Recebi uma missão dada por Deus, ser prefeito de Pacajá que me acolheu desde 1979 como seu filho. Sou grato, por tudo que tenho…. Minha família, minha base para prosseguir. Pacajá 30 anos, feliz aniversário a população de que fez e faz a história da nossa cidade”. Falou o prefeito Chico Tozetti.

 

Por Ana Freitas

Foto: Jailson Pereira

Data 14 de maio de 2018

Confira fotos do dia 06:

Confira fotos do dia 07:

Confira fotos do dia 09:

Confira fotos do dia 10, Momento Cívico:

Confira fotos do dia 10, Culto Evangélico:

Confira fotos do dia 11:

Confira fotos do dia 12:

 

Confira fotos do dia 13:

Confira fotos da Noite do dia 13:

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade