Inaugurado o hospital municipal de Pacajá

0

Saúde pública de Pacajá recebe reforço com a inauguração do hospital municipal

Depois de anos de tentativa de reformar o hospital municipal de Pacajá, esse sonho se tornou realidade no dia (24). A dignidade a todos que precisam de atendimento nos serviços de urgência e emergência de saúde pública é restaurada no governo fé, coragem e determinação.

O prefeito Chico Tozetti e o Vice-prefeito Chico Direta se empenharam muito nessa conquista. Desde que assumiram a gestão, restaurar os atendimentos da saúde no município se tornou motivo de honra para a dupla de Chicos. Segundo o prefeito e o vice-prefeito, eles imaginavam o tamanho do problema, mas nunca que as dificuldades seriam imensas. Começa uma luta diária, reunião e mais reuniões com os órgãos responsáveis para tornar a reforma possível.

O recurso destinado pelo PDRSX (Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu), foi no valor de R$ 747 mil reais e só se tornou possível depois que o projeto 002/2012 que faz parte das ações emergenciais em saúde pública, passou por adequações e votação, nas Câmaras Técnicas de Saúde, para ser aprovado novamente dentro da forma exigida dos parâmetros técnicos.

A inauguração contou com a presença do Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, Deputada Federal Elcione Barbalho, Deputado Federal Beto Salame, Deputado Estadual Eraldo Pimenta, Deputado Estadual Ozório Juvenil, diretor da Norte Energia, Camilo Pimenta, coordenador geral do PDRS Xingu, Thiago Carneiro entre outras autoridades locais e lideranças políticas.

A senhora Gracinda Magalhães, que faz parte da Câmara Técnica de Saúde falou da sua emoção, ao entregar uma obra de tamanha importância para Pacajá. “Quando estive aqui pela primeira vez, pude perceber a carência dessa cidade na saúde, hoje retorno com o meu coração cheio de alegria, pois entregar uma obra com essa grandeza, que ajudará a salvar vidas, me faz realizada no que me proponho a fazer… Ajudar quem realmente precisa. ” Declarou.

O prefeito Chico Tozetti afirma que para essa reforma ser realizada e entregue a população, contou com o apoio do vice-prefeito Chico Direta e de todos os vereadores do nosso município. “Todos sem exceção contribuíram para esse sonho se tornar realidade, me sinto honrado, pois consegui cumprir o que prometi em campanha política aos meus eleitores. Agora ver a população de Pacajá, assistida e da melhor forma na saúde pública, me traz uma sensação mais extraordinária que um ser humano possa sentir, PAZ”. Afirma Chico Tozetti.

O hospital Municipal recebeu o nome de Maria Maura Rodrigues em homenagem a técnica de enfermagem que muito se doou pela saúde pública do município. Agora a população pode contar com 02 incubadoras, 08 monitores multiparâmetros, 01 eletrocardiogramas, 02 respiradores pulmonar e 01 colposcópio e 33 leitos para atender a todos com mais dignidade, além de proporcionar mais espaço para os funcionários fazerem seu trabalho com mais tranquilidade e eficácia.

Na mesma solenidade o Ministro da Integração Helder Barbalho, fez a entrega oficial de R$ 3 milhões de reais para revitalização da frente da cidade de Pacajá, entregou também 02 Patrol, recursos esse do PDRS Xingu, mas que teve uma importante participação do ministério da Integração.

Por Ana Freitas

Foto Jailson Pereira

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade