Feira da Agricultura familiar de Pacajá acontece a cada 15 dias no município

0

Localizada na Transamazônica no centro da cidade, a feira da agricultura familiar rural, tem apoio da Prefeitura Municipal de Pacajá, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico –SEMDE, e conta com a parceria incondicional do IPAM (Instituto de pesquisas Ambientais da Amazônia).

Toda movimentação para que a feira seja realizada, acontece um dia antes. A Prefeitura de Pacajá oferece o veículo no qual, os produtores fazem uso para escoar suas produções e vender em Pacajá, contribuindo com a economia do município. Esse transporte tem grande importância, pois a principal dificuldade encontrada pelos feirantes é o seu deslocamento e de seus produtos até ao ponto comercial, a feira, o transporte dos feirantes não gera custo aos produtores.

Para fazer parte da feira é necessário que sejam agricultores familiares, e isso, garante que os produtos oferecidos aos consumidores, estejam livres de atravessadores, garantido um preço justo de seus produtos, e a venda direta do agricultor ao consumidor.

Participam da feira da agricultura familiar rural, os produtores das Vicinais dos Borges, Vicinal Portel, Vicinal Flamenguinho, Vicinal Terra Rica, Vicinal Pioneira, Vicinal Guaxupé, Vicinal da Roxa, Alagoano, Rodovia Transamazônica e Vila Arataú.

Com o intuito de gerar emprego e renda, é bom lembrar que o valor gerado em cada feira é em média de R$ 8.500,00 reais, gerando renda para os 40 agricultores cadastrados na feira do Agricultor familiar.

Pensada para oportunizar a população de Pacajá, tanto na economia, quanto no consumo de produtos de qualidade e variedades, a feira tem conquistada cada dia mais consumidores, pois, conta com hortaliças, frutas, doces, ovos, galinha caipira, óleos medicinais, leite, queijo entre outros produtos da agricultura familiar, lembrando: sempre fresquinhos.

Segundo Ricardo Adriano, secretário de desenvolvimento econômico do município, com o potencial que o pequeno produtor possui, a feira livre da agricultura familiar, tem perspectivas de crescer mais e mais. “ Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a prioridade é cada dia fortalecer agricultura familiar através de apoio técnico”.

Em termos de desenvolvimento regional, a Prefeitura tem contribuído para que a agricultura familiar seja fortalecida na região. Segundo o Prefeito Chico Tozetti, devemos incentivar sempre nossos produtores, para garantia de alimento em nossa mesa. “Sempre irei apoiar os produtores de Pacajá, pois arroz e feijão não nasce na geladeira”. Falou o prefeito.

A feira-livre de Pacajá, proporciona a garantia de venda dos produtos da região, gerando e fazendo circular a renda em nível local, fato bastante importante a ser considerado em termos do desenvolvimento regional

Por Ana Freitas

Fonte – Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade