Curso de Piscicultura é realizado em Pacajá nos dias 08 e 09 de março 2018

0

Prefeitura de Pacajá apoia e insentiva a psicultura no município

Nos dias 08 e 09, foi realizado em Pacajá o curso de piscicultura que contribuirá com a renda da população pacajaense. Para realização do curso no município, a Prefeitura de Pacajá contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico- SEMDE, Sala do Empreedendor e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas),  Técnicos da Emater-Pacajá, piscicultores, estudantes e demais interessados sobre o assunto participaram do curso.

A SEMDE e Sala do Empreendedor diagnosticaram a carência de informação sobre as técnicas de cultivo e manuseio dos psicultores da região que já atuam há muitos anos na área,  porém, sem os conhecimentos técnico necessários para desenvolver a psicultura na região com êxito.

Segundo o engenheiro de pesca o instrutor Victo Tiago da Silva Catuxo, o manejo incorreto traz muitos prejuizos ao produtor, que fica desanimado em continuar investindo no ramo, porém, a partir das capacitações os produtores se sentem mais confiante em investir no setor de piscicultura.

“O principal peixe criado em viveiro no municipio é,  o Tambaqui, porém muitos outros são cultivados, como o pintado e o pirarucu”. Declarou Victo Tiago, instrutor do SEBRAE.

Segundo Ricardo Adriano, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pacajá, uma das metas da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agricultura para este ano, é fortalecer da piscicultura na região, pois acreditamos no potencial econômico da nossa cidade, e a psicultura tem sim, espaço no município. “Esta foi a primeira de muitas outras capacitações que serão ofertadas aos produtores de peixe da região, que visa fortalecer o trabalho no campo e diversificar a produção familiar, garantindo a segurança alimentar e gerando renda, tanto aos produtores, quanto ao município”.

O curso contou a participação de 36 alunos. As aulas práticas foram desenvolvidas nas propriedades do senhor Gentil Bendin, (conhecido como Zan), e na propriedade do produtor João Paulo Chopech, moradores de Pacajá que sempre contribuem com o desenvolvimento do município.

O Prefeito Chico Tozetti esteve na abertura do curso de psicultura e nas aulas práticas, apoiando e incentivando a criação de peixe na região. “O que for para somar com o desenvolvimento de Pacajá, o Governo Fé, Coragem e Determinação está sempre disposto a contribuir”. Afirmou o gestor.

Prefeitura de Pacajá.

Prefeito Chico Tozetti, Vice-Prefeito Chico Direta

Governo Fé, Coragem e Deteminação.

Por Ana Freitas

Fonte – Sheila Dória, engenheira agronoma da SEMDE

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade